Desenvolvimento da linguagem escrita e oral
Separação entre as palavras
Um fato frequentemente observado pelos professores responsáveis por classes de crianças no início da escolaridade é a escrita das palavras emendadas, sem espaço entre elas.
Por que isso ocorre? Um primeiro aspecto a considerar é que a separação entre as palavras é uma necessidade da linguagem escrita. Quando falamos, as palvras fluem, soam ligadas uma às outras. É só no contato com o texto escrito, muitas vezes pela leitura, que o aprendiz de escritor se dá conta de que é preciso separar as palavras com espaços.
É preciso uma ação didática específica que problematize as escritas erradas e ajude os alunos a compreender a separação, refletir sobre ela e ampliar seu olhar.
Há um longo percurso até que as crianças recém-alfabetizadas aprendam a segmentar convencionalmente todas as palavras de um texto. Ainda que compreendam logo como separar a maioria das palavras e utilizem tal conhecimento em seus textos, é comum que, durante algum tempo, continuem a manter separadas as "palavras pequenas" (artigos, preposições, conjunções, pronomes, etc.). Além disso, como buscam unidades que tenham sentido, separam pedaços de palvras (é comum que escrevam palavras como ENTÃO assim: EN TÃO, pois aprendem que em e tão são palavras isoladas).
TEXTO EMENDADO - Produção do aluno
POUCOTEMPODEPOIS ELAGANHOUUMAFILHINHA QUEERA TÃOBRANCA COMOANEVE, TÃOCORADA COMOSANGUE EDE CABELOS TÃONEGROS COMOÉBANO DAJANELA.
Objetivo:
Preocupar-se com as questões de legibilidade relacionadas à separação entre as palavras
Planejamento:
* Quando realizar? Após alguma produção textual que deixe evidente a questão da separação.
* Como organizar os alunos? Coletivamente, depois em duplas.
* Quais os materiais necessários? Trecho de uma reescrita de aluno copiado em transparência ou na lousa.
* Qual o tempo de duração? Cerca de 40 minutos
Encaminhamento:
* Procure fazer com que o aluno perceba a dificuldade de ler um texto em que não foram incluídos os espaços entre as palavras. Além disso, oriente a discussão para que definam os locais em que os espaços são necessários.
* Copie na lousa o texto, sem os espaços entre as palavras.
* Depois da discussão coletiva, organize a classe em duplas e oriente-as para fazerem a mesma atividade em relação a outro texto. Assim terão oportunidade de utilizar com mais autonomia alguns dos conhecimentos acionados na atividade anterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário