1º- A avaliação faz parte da proposta pedagógica, não é um apêndice, uma finalização, não vem do além.
2º-A proposta pedagógica é o documento maior da instituição; tal proposta reúne textos advindos de decisões coletivas.
3º- Decisões coletivas sobre organização curricular, perfil do educador, objetivos dos educandos, concepção de área, implantação da pedagogia de projetos etc.
4º- A organização curricular, que contém toda e qualquer ação da escola, é o eixo central da proposta pedagógica. O currículo é o mapeamento dos procedimentos e operacionalização sistematizada da prática pedagógica.
5º- O currículo é o fenômeno histórico, expressa a organização dos saberes e traduz a prática, descreve a concretização das funções da própria escola e a forma de tratá-los no cotidiano.
6º- A essência do currículo é a concepção teórica que embasa a prática pedagógica. Sendo assim, currículo e ação, caminho, trajetória construída coletivamente em suas ações, por mais simples que possa parecer.
7º- Para definir a concepção teórica e os pressupostos filosóficos que embasam a prática, é preciso ter um clara visão de "homem", ou seja: que homem queremos construir na escola.
8º- A visão de homem traz à tona a bordagem de ensino que a embasa, chegando à concepção de ensino.
9º- Só é possível pensar em avaliação quando a escola tem clareza da visão de homem que pretende construir.
10º-A identidade da escola é fortalecida quando tem uma proposta real, concebendo a avaliação de forma coerente com seu referencial teórico, aliando ao currículo as decisões tomadas sobre a escola. Currículo e conhecimento moram juntos, pois o currículo relaciona-se com o processo pelo qual o educando aprende.
Fonte: Avaliação Nossa de Cada Dia (Editora Rideel)
2º-A proposta pedagógica é o documento maior da instituição; tal proposta reúne textos advindos de decisões coletivas.
3º- Decisões coletivas sobre organização curricular, perfil do educador, objetivos dos educandos, concepção de área, implantação da pedagogia de projetos etc.
4º- A organização curricular, que contém toda e qualquer ação da escola, é o eixo central da proposta pedagógica. O currículo é o mapeamento dos procedimentos e operacionalização sistematizada da prática pedagógica.
5º- O currículo é o fenômeno histórico, expressa a organização dos saberes e traduz a prática, descreve a concretização das funções da própria escola e a forma de tratá-los no cotidiano.
6º- A essência do currículo é a concepção teórica que embasa a prática pedagógica. Sendo assim, currículo e ação, caminho, trajetória construída coletivamente em suas ações, por mais simples que possa parecer.
7º- Para definir a concepção teórica e os pressupostos filosóficos que embasam a prática, é preciso ter um clara visão de "homem", ou seja: que homem queremos construir na escola.
8º- A visão de homem traz à tona a bordagem de ensino que a embasa, chegando à concepção de ensino.
9º- Só é possível pensar em avaliação quando a escola tem clareza da visão de homem que pretende construir.
10º-A identidade da escola é fortalecida quando tem uma proposta real, concebendo a avaliação de forma coerente com seu referencial teórico, aliando ao currículo as decisões tomadas sobre a escola. Currículo e conhecimento moram juntos, pois o currículo relaciona-se com o processo pelo qual o educando aprende.
Fonte: Avaliação Nossa de Cada Dia (Editora Rideel)
2 comentários:
Me chamo Jhenifer estudo no CEOMS, que fica em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro.Sou aluna do primerio ano do curso formação de professores.
Adorei esse site por ter experiências diferentes.
Olá
Sou portuguesa e adorei o seu cantinho. Tem ideias muito interessantes.
Visite também o meu:
doiscontigo.blogspot.com
Postar um comentário