Blog Widget by LinkWithin

Estilos de aprendizagem


Para contribuirmos efetivamente na formação integral de nossos alunos é muito importante que tenhamos dentre diversas habilidades, o conhecimento teórico. Embasados neste conhecimento seremos capazes de buscar e encontrar alternativas e soluções para as mais diversas situações da sala de aula. Estamos em constante aprendizado e conhecimento nunca é demais.
Achei muito interessante este texto do livro "Dificuldades de Aprendizagem" da Editora Grupo Cultural, amo este livro, acho que todo educador deveria ter um.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
" Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de estudos inclusivo, porém, por algum motivo, todos os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores, mas era reprovado em natação. Os frangos se destacavam nos estudos sobre os grãos, mas desorganizavam tanto a aula de subir nas árvores que sempre acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares de natação. O mais triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes foram diagnosticadas como tendo "atraso de desenvolvimento". De fato, foram enviadas para uma classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: Quem eram os verdadeiros fracassados?"

Esta história pode ajudar a compreender que cada estudante, cada ser humano é uma criação única. Possuímos uma série de talentos, capacidades e maneiras de aprender. Cada um de nós apoia-se em diferentes sentidos para captar e organizar a informação, para aproximar-nos dos objetos de conhecimento: _ chamamos a isso de Estilos de Aprendizagem. Incluímos duas definições que esclarecem o termo:

" Uma maneira distintiva e característica pela qula um aprendiz aproxima-se de um projeto ou episódio de aprendizagem, independentemente, de incluir uma decisão implícita ou explícita por meio do aprendiz."

"É simplesmente o estilo cognitivo que um indivíduo manifesta quando se confronta com uma tarefa de aprendizagem."

Os três estilos de aprendizagem mais comuns são:
@ Estilo Visual
@ Estilo Auditivo
@ Estilo Físico ou Cinestésico

ESTILO VISUAL
Refere-se às pessoas que aprendem preterívelmente por meio da observação. Podem ter dificuldade para recordar instruções e mensagens verbais. Para elas é muito importante ver a expressão facial e a linguagem corporal da pessoa que fala. Para estudar preferem ler ou fazer resumos. Sua ortografia costuma ser boa prque visualiza a palavra antes de escrevê-la. Tem facilidade para recordar rostos, porém dificuldade para recordar nomes.

ESTILO AUDITIVO
Refere-se às pessoas que aprendem melhor quando recebem a informação oralmente e quando podem falar e explicar esta informação para outra pessoa. Têm facilidade com as palavras e expressam suas emoções verbalmente. Gostam de falar sobre o que estão fazendo e costumam fazer muitas perguntas. Cometem faltas de ortografia porque tendem a escrever as palavras como as ouvem.

ESTILO CINESTÉSICO
Refere-se às pessoas que aprendem por meio de atividades físicas. Elas aprendem quando fazem coisas, por meio de movimento e manipulação física. Precisam estar em movimento constantemente e procuram qualquer pretexto para se levantarem. Gostam de tocar e por meio disso descobrir como as coisas funcionam. As explicações exclusivamente visuais ou auditivas e que não o envolvem fazem com que percam o interesse.


Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

Curiosos à Vista! disse...

Oláááá, finalmente um tempinho para deixar algumas visitas em dia. Como sempre adorei as actividades aqui deixadas, obrigadaaaaa.
Beijinhos grandes e desejos de um excelente fim de semana.
Ana Cristina e Curiosos à Vista

curiososavista2.blogspot.com

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Infelizmente alguns profissionais deixam de lado este tipo de ensinamento! Sabem somente "criticar" os pequenos que "não conseguem aprender", será que todos os recursos possíveis foram esgotados, será que estão se respeitandos os estilos de aprendizagem de cada um. Excelente post, parabéns!

Anônimo disse...

Gostaria aqui de agradecer imensamente pelo Blog Letrinhas e Companhia!!!!!Adorei os textos , muito pertinentes para o momento, pois as aulas terão início agora em fevereiro e nós educadores estamos nos preparando para receber os alunos.
Beijo grande.
Fátima

Maria de Fatima Leite disse...

Gostaria aqui de agradecer imensamente pelo Blog Letrinhas e Companhia!!!!!Adorei os textos , muito pertinentes para o momento, pois as aulas terão início agora em fevereiro e nós educadores estamos nos preparando para receber os alunos.
Beijo grande.
Fátima

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha