Blog Widget by LinkWithin

Primeiros Socorros




NOÇÕES BÁSICAS

O procedimento mais comum e eficiente usado em uma criança com dificuldade de respiração causada por perda de consciência ou parada cardíaca é a respiração boca-a-boca seguida de massagem cardíaca externa. Ambas ajudam a recuperar o batimento do coração e a recobrar a consciência. Mesmo que haja uma pessoa habilitada a prestar os primeiros socorros, não deixe de chamar um médico. Antes de qualquer providência, verifique se a criança está consciente. Se estiver inconsciente, verifique a respiração. No caso de não haver fluxo de ar nas vias respiratórias, siga os passos abaixo:

RESPIRAÇÃO BOCA-A-BOCA

Coloque a criança deitada de costas sobre uma superfície dura. Incline um pouco o queixo dela e jogue a cabeça para trás. Isso serve para afastar a língua das vias respiratórias. É importante checar se a criança realmente não está respirando. Para isso aproxime o ouvido de sua boca e observe se o peito está se movimentando. Com os dedos, feche as narinas da criança e em seguida sobreponha os lábios seus aos dela. Assopre a boca de criança duas vezes, lenta e profundamente, com uma pausa entre as duas.

MASSAGEM NO PEITO
Deixe na mesma posição da respiração boca-a-boca. Coloque os dedos indicador e médios de uma das mãos no canto lateral dos olhos e desça até o pescoço, logo abaixo da mandíbula, onde se encontra o pulso. Caso não sinta pulsação, inicie as massagens cardíacas. Para fazer compressão no peito, é preciso localizar o externo, osso que fica bem no meio do peito da criança. Coloque dois dedos acima do esterno e posicione a região entre a palma da mão e o punho. Pressione 30 vezes seguidas, fazendo o peito da criança baixar. Faça movimento suaves e ritmados.
MUITO IMPORTANTE: Não aplique a massagem no peito da criança se o coração dela estiver batendo, pois pode gerar um efeito contrário.

KIT DE EMERGÊNCIA
A escola sempre deve ter:
* Luvas médicas
* Gaze e ataduras adesivas
* analgésicos em comprimidos e em gotas
* Tesouras sem ponta
* Soro fisiológico
* Algodão
* Esparadrapo
* Lenços anti-sépticos
* Termomêtros
* Cotonetes
* Colírio estéril

FRATURAS E FERIMENTOS
Como estancar o sangue:

Nos ferimentos mais profundos, a primeira providência é estancar o sangue. Primeiro tranquilize a criança, já que ela pode se desesperar ao ver o sangue escorrendo. Com um pano limpo e seco, pressione o machucado por cinco a dez minutos. A pressão deve ser firme até a formação do coágulo.

FERIMENTOS NA CABEÇA
Se houver corte, o primeiro procedimento é lavar com água e sabão. Se houver inchaço, coloque a bolsa de água fria ou gelo sobre o local. Depois mantenha a criança sob observação e evite que durma. Em caso de convulsão, febre e vômito, é necessário enviá-la ao pronto-socorro. Não aplique gelo sobre ferimentos abertos.

LAVAGEM E BANDAGEM
Lave o machucado com sabão e água morna para tirar a sujeira que ficou na ferida. a medida serve para não infeccionar. Use pano limpo para secar e coloque uma gaze sobre o local do sangramento. Fixe-a na pele com esparadrapo, sem apertar muito.
IMOBILIZAÇÃO
No caso de fraturas e luxações, o mais indicado é imobilizar a parte afetada. Se for o ombro ou o braço é preciso amarrar uma tipóia triangular, deixando os membros junto ao corpo. Se for o dedo, o ideal é usar uma tala de material macio para revistir o local. Em lesões mais graves que acometem o fêmur ou a bacia, é preciso esperar a chegada do resgate. Nesses casos, a vítima não deve mexer as pernas e a coluna.
JAMAIS TENTE MOVIMENTAR OU COLOCAR UM OSSO FRATURADO OU LUXADO NO LUGAR.

REAÇÕES ALÉRGICAS
Em geral, as alergias causadas por plantas venenosas, alimentos ou picadas de insetos podem ser tratadas com medicamentos anti-histamínicos ou compressas frias para aliviar a coceira. Se notar dificuldade na respiração, ligue para o pronto-socorro.

Asma
Para uma criança que sofre de asma, nada pior do que ficar ansiosa. Por isso, a primeira atitude ao perceber que um aluno está com crise asmática, é tranquilizá-lo. A inquietude pode agravar os sintomas. Aplique a medicação que normalmente o aluno carrega com ele. O consumo de água ou suco também ajuda a atenuar a crise.
Irritações
No nariz
É comum as crianças mais novas enfiarem objetos no nariz, que podem irritar a parte interna das narinas e provocar sangramento. se conseguir ver o objeto, retire-o com uma pinça de pontas arredondadas. Caso contrário, peça para a criança assoar o nariz. Em caso de sangramento, peça para a criança curvar a cabeça para frente e apertar o nariz com os dedos por 10 minutos, até formar um coágulo.
Nos olhos
Ciscos ou sujeiras podem ser retirados com o seguinte procedimento: pegue a pálpebra superior do olho da criança com os dedos e puxe-a para frente e para baixo. É normal o aluno chorar, mas as lágrimas facilitam a saída do corpo estranho. Abaixe também a pálpebra inferior com a ajuda do dedo e veja se encontra uma sujeirinha. Use um cotonete ou um pano bem limpo para retirá-la.

INTOXICAÇÃO
Primeiramente pergunte à criança, caso ela esteja consciente, o que ela ingeriu nas últimas horas. Uma colher (sopa) de extrato de ipecacuanha pode ajudar na indução do vômito, fazendo com que a criança elimine parte da substância ingerida. Dê também dois ou três copos de água, caso ela tenha engolido um composto líquido.

ASFIXIA
Quando a criança engole algum objeto e começa a engasgar, sente dificuldade de respirar ou tosse seco, é preciso agir rapidamente. Veja algumas orientações:
_ Se a criança ainda conseguir tossir, respirar, falar ou chorar, não faça nada com ela.
_ Jamais tente tirar o objeto da garganta da vítima com suas mãos, pois você pode empurrar o objeto ainda mais para dentro
QUANDO A CRIANÇA ESTIVER CONSCIENTE:
Deixe-a de pé e fique atrás dela. Envolva seus braços em volta da cintura da criança. Junte as duas mãos e cerre o punho. É preciso encontrar o local correto para dar o tranco. Coloque as mãos acima do umbigo e abaixo do osso que fica no meio do peito. o esterno. Pressione o punho fechado contra o abdômen dela dando um tranco de leve para dentro e para cima. Faça o movimento várias vezes até a criança eliminar o objeto.
QUANDO A CRIANÇA ESTIVER INCONSCIENTE
Coloque-a deitada de costas, apoiando sua cabeça e seu pescoço. Aplique a compressão na boca do estômago com a região entre a palma da mão e o punho. Se enxergar o objeto dentro da boca retire-o com cuidado. Se for constatado que ela não está respirando inicie uma respiração boca-a-boca, seguida de massagem no peito até ela reanimar. A massagem deve ser feita bem acima do umbigo e abaixo do esterno com um movimento para cima, como se estivesse empurrando o abdômen. Confira novamente se o objeto é visível na boca.

CONVULSÃO
Na fase de agitação, segure sua cabeça a fim de evitar um possível traumatismo craniano. Fique sempre ao seu lado e afrouxe suas roupas caso estejam muito apertadas na cintura e no pescoço. Na fase de relaxamento, se ela continuar inconsciente, coloque-a de lado e abra a sua boca a fim de retirar as secreções. Espere com calma que ela retome a consciência.
Jogar água no rosto da criança não adianta nada. Também não tente controlar os movimentos dela ou abrir sua boca para segurar a língua.

DESMAIO
Os principais sinais que a criança manifesta antes de desmaiar é abundância de suor, palidez e tontura. Neste caso, é bom ficar alerta. Deixe-a em um lugar bem ventilado e sem muita gente. Coloque-a deitada com as pernas elevadas. Se houver perda total da consciência, deixe-a deitada de lado. Como foi falado anteriormente, o ideal é colocar a cabeça da criança para o lado, a fim de evitar asfixia com o próprio vômito. Quando a criança recuperar a consciência não permita que ela se levante imediatamente. Ela deve permanecer deitada por cinco a dez minutos até retomar completamente o ânimo.

QUEIMADURAS
O melhor remédio para abrandar a ardência de uma queimadura é água fria. Nada de colocar gelo, manteiga, pasta de dentes ou pomadas. E cuidado para não usar panos felpudos de algodão ou bandagens adesivas sobre o ferimento, pois os fiapos podem ficar grudados e ocasionar uma infecção mais aguda. O ideal é colocar a criança debaixo do chuveiro ou molhar por 10 minutos a região, usando uma torneira ou mangueira. Outra alternativa é colocar um pano úmido sobre o ferimento. Diante de queimaduras mais intensas não mexa na pele morta e nas bolhas que eventualmente se formarem.

CHOQUE ELÉTRICO
Cuidado para não levar um choque ao tentar tirar a criança de perto de uma tomada ou corrente elétrica. Antes, é preciso desligar o plugue ou a chave geral. Para afastar a criança dos fios elétricos ainda ligados, use instrumentos que não conduzem a eletricidade, como pau de vassoura, pedaço de madeira, tapete ou peças de borracha. Nunca use objetos molhados ou metálicos, que conduzem a corrente. Estar com os pés sobre uma base seca, como tapetes ou jornais, também é importante. Ligue para o pronto-socorro se a criança parar de respirar.

Fonte: Suplemento especial - Primeiros Socorros na escola (Revista do Educador)

Image and video hosting by TinyPic

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá querida amiga=^-^= Desculpa a minha ausência... Com o aproximar do Natal o tempo fica mesmo muito curtinho com tanta coisa pra fazer...

Venho oferecer o meu selinho de 4000 visitas que está na salinha "presents 4 you" e e o selinho "o que vc deseja neste natal?" que está na salinha "premios recebidos".

Vim também agradecer com todo o meu coração as suas palavras amigas, o seu carinho e amizade! Significa muito para mim! Obrigada:)

Desejos de um Feliz e Santo Natal!!
Muitos beijinhos da sua amiga, Joana Neves.

http://joananeves.splinder.com

Silvia Rossine disse...

Olá minha querida!

"OS SONHOS DE NATAL"

"Fazem o espírito renascer,
nos envolvendo com um laço
de esperança e renovando
a força e a coragem para
buscarmos os nossos verdadeiros ideais."

Que Deus abençõe todos os seus sonhos de Natal !

E preste bastante atenção... quando for 00:00h feche os olhos e escute o seu coração!

Com carinho

Silvia Rossine

Anônimo disse...

Olá amiga!
Espero que a festa de Natal tenha corrido da melhor forma possível e que tenhas recebido muitos presentinhos=^.^=

Venho oferecer um selinho de Feliz Ano Novo:) Podes encontrá-lo ao aceder a este link:
http://presents4you.splinder.com/


Um beijinho grande da amiga,
Joana Neves*

Boas entradas;)

http://joananeves.splinder.com

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha