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O ensino da Matemática


O ensino da Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina. como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área do conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita frequência em relação à sua aprendizagem.

IMPORTANTE REFLETIR

ENSINO TRADICIONAL
  1. Ênfase nos cálculos com papel e lápis. Execução de grande quantidade de expressões numéricas e algébricas.
  2. Ênfase em informações sem relevância social. Por exemplo, investe mais tempo nas frações que nos decimais, embora estes tenham mais uso no dia-a-dia.
  3. Memorização de regras, sem dar muita importância a sua compreensão.
  4. Concentração dos conteúdos do programa por série, independentemente do desenvolvimento cognitivo.
NOVO ENSINO

  1. Ênfase na resolução de problemas. Valorização do entendimento dos significados das operações; as habilidades de cálculo têm papel coadjuvante.
  2. Valorização da relevância social dos conteúdos. Por exemplo, mais tempo de estudo é dedicado a decimais, geometria, medidas, linguagem gráfica, estatística, porcentagem, matemática comercial, etc.
  3. Utilização de estratégias didáticas visando a observação das regularidades, normas e compreensão das regras.
  4. Distribuição dos conteúdos pelas séries, considerando o desenvolvimento cognitivo do aluno (currículo em espiral).



Fonte Escola em Ação
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1 comentários:

Samis disse...

Parabéns pelo quadro, nos dá uma visão geral de que habilidades desenvolver!

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha