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Projeto Político-Pedagógico (PPP)



    Sabemos que muitas escolas deixam o PPP arquivado e esquecido dentro de gavetas e não se dão conta de sua importância dentro da vivência escolar.
    Estou fazendo uma leitura muito interessante e gostaria de compartilhar com vocês. Irei postar aos poucos  alguns trechos.
    Espero que aproveitem!

A CONCEPÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
   O Projeto político-pedagógico (PPP) da escola retrata a sua identidade. Será um trabalho de construção  e reconstrução que exige a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar.
   Conforme Sousa (1998) , o PPP deverá ser construído com clareza no que se refere ao compromisso ético-pedagógico de contribuir para a formação e educar o cidadão de hoje para se tornar crítico, reflexivo e criativo, capaz de atuar  ajudar a transformar e melhorar a sociedade da qual faz parte.
   O PPP refere-se à escola cidadã. Deve ser um processo dialógico, incluindo a participação de todos.
   Segundo Rossi (2004) e Salgado (2004) , a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n. 9394/96 regulamentou a gestão democrática das escolas públicas e, pela primeira vez, apresenta, no artigo 12, a necessidade de a escola elaborar e executar sua proposta. Essa lei determina a necessidade de que todas as escolas formulem seu projeto político-pedagógico em conjunto com a comunidade escolar. Nos artigos 13 e 14, a LDB refere-se à necessidade de a proposta pedagógica contar com a participação dos profissionais da educação, que deverão definir e cumprir um plano de trabalho para que o implemento se concretize. A referida lei evidencia o papel da escola e dos educadores na construção de propostas educacionais articuladas com as políticas nacionais, com as diretrizes dos estados e municípios, levando em consideração a realidade específica de cada instituição de ensino.
   Na LDB estão inclusos, em destaque, três grandes eixos relacionados à construção do PPP:
  • o eixo da flexibilidade está vinculado à autonomia, possibilitando qu a escola organize seu próprio trabalho pedagógico;
  • o eixo da avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos diversos níveis do ensino público;
  • o eixo da liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino pública, que será definida em cada sistema de ensino.
    Segundo De Rossi (2004), o desafio da escola é construir um projeto emancipatório, trnasformador, que valorize a sua cultura e identidade e supere uma visão meramente burocrática, reguladora e disciplinadora do PPP.

Fonte: Projeto Político- Pedagógico: Construção e Implementação na Escola.
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel - Autores Associados
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4 comentários:

Ivanete Nunes de Oliveira disse...

Parabéns pelo blog. Muito bom o conteúdo. Amei e já estou te seguindo.
http:/ivanetenunes.blogspot.com
http://diariodavidadagente.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei este blog, é lindo!Bastante explicativo e objetivo. PARABÉNS!!!

António Je. Batalha disse...

O ensino é uma das coisas mais fantáticas, eu digo que é base do cidadão, e quando é executado com amor, então se torna melhor.Por isso não posso deixar de comentar, a vossa compartilho e o vosso desempenho no ensino.
Deixo aqui também um desejo de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Quero apresentar-lhe o meu blog, O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais ficarei grato, decerto que irei retribuir.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Sou António Batalha.

Aninha disse...

Quero desejar a você um FELIZ NATAL e um 2013 cheio de esperança e realizações por uma educação melhor neste país.

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha