Blog Widget by LinkWithin

Função social da escola e projeto

A escola tem como função social:



* Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas (condições fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente);


* Proporcionar um conjunto de práticas pré-estabelecidas com o propósito de contriuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva.


* Eleger, como objeto de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões soiciais que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são as consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres.


* Intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e socialização de seus alunos.
Esta função socializadora nos remete a dois aspectos:

a) O desenvolvimento individual

b) O contexto social e cultural (construímo-nos como pessoas iguais mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar.








* Clique na imagem para aumentar *









1 comentários:

Greice Amorim disse...

Olá querida, seu blog é encantador. Adorei conhecê-lo.
Beijos
Greice

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha