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Trocando idéias...PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS


Os PCNs, constituindo um referencial para formentar a reflexão sobre os currículos estaduais e municipais:
A- Veêm para contribuir para avanços na qualidade
..da concepção de cidadania (pólo norteador do processo educativo)
..das demandas do mundo contemporâneo
- preparo do aluno para um processo de educação permanente (Art.22 e 35 - LDB)
- uma nova dinâmica de ensino
- formação ética dos alunos
...dignidade do ser humano
...igualdade de direitos
...diversidade cultural
...mundo de trabalho e consumo
...corpo e saúde/educação sexual
...preservação do meio ambiente
ou seja, Temas Transversais
B- Têm como objetivo:
- Estabelecer referenciais a partir dos quais a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção a cidadania.
C- Têm por princípios:
- A equidade: reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional, tendo em vista a garantia de uma formação de qualidade para todos = oferecer mais para quem tem menos.
- Os PCNs, garantem o respeito à diversidade que é a marca cultural do país.
D- Têm como fundamentos:
- Uma proposta pedagógica que se situa nos princípios construtivistas e se apoia em um modelo psicológico geral de aprendizagem que reconhece a importância da participação construtiva o aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.
- Uma proposta pedagógica com visão da complexidade e da provisoriedade do conhecimento:
a) O objetivo de conhecimento é complexo e reduzi-lo seria falsificá-lo. O processo cognitivo não acontece por adição, mas sim pela reorganização do conhecimento.
b) Provisório porque não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximação sucessivas que vão permitindo sua reconstrução.

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Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha