Nível Conceitual - Pré-silábico 1
* As crianças vão vislumbrando que a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
* As crianças produzem riscos e/ou rabiscos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar riscos separados com linhas curvas ou retas, ou risicos ondulados e emendados mecanicamente.
* As crianças fazem tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido.
* Somente quem escreve pode interpretar o que está escrito.
* A escrita ainda não está construída como objeto substituto.
* As crianças acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade: As pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes.
* As crianças acreditam que se escreve apenas os nomes das coisas (substantivos).
* A leitura é global.
* As categorias linguísticas - letras, palavra, frase, texto - não são claramente definidas pela criança, mas já diferenciam texto de desenho/gravura.
Fonte: Coleção Para Casa ou Para Sala?
* As crianças vão vislumbrando que a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
* As crianças produzem riscos e/ou rabiscos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar riscos separados com linhas curvas ou retas, ou risicos ondulados e emendados mecanicamente.
* As crianças fazem tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido.
* Somente quem escreve pode interpretar o que está escrito.
* A escrita ainda não está construída como objeto substituto.
* As crianças acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade: As pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes.
* As crianças acreditam que se escreve apenas os nomes das coisas (substantivos).
* A leitura é global.
* As categorias linguísticas - letras, palavra, frase, texto - não são claramente definidas pela criança, mas já diferenciam texto de desenho/gravura.
Fonte: Coleção Para Casa ou Para Sala?
0 comentários:
Postar um comentário