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Níveis de evolução da escrita e da leitura


Nível conceitual - Pré-silábico 2

* As crianças acreditam que para ler não podem haver duas letras iguais, uma ao lado da outra.

* Reconhecem que as letras desempenham um papel na escrita. Compreendem que somente com as letras é possível escrever.

* Surge a compreensão ampla da vinculação do discurso oral com o texto escrito.

* Fazem distinções entre imagem, texto ou palavras, letras e números - O signo gráfico é desvinculado do figurativo.
* A vinculação com a pronúncia ainda não é percebida.

* A ordem e a quantidade das letras não são ainda fundamentais para a distinção de uma palavra e de outra. Duas palavras podem ser pensadas como sendo a mesma, porque possuem certas letras iguais.

* As crianças já descobriram, quando lhe são apresentados materiais gráficos, que coisas diferentes têm nomes diferentes. Imprimem, então, diferenças nas grafias das palavras, muitas vezes mudando apenas a ordem das letras, princupalmente quando possuem poucos recursos gráficos. Eixo qualitativo - para que seja possível ler e escrever uma palvra, torna-se necessária uma variedade de caracteres gráficos.

* As crianças, de modo geral, exigem um mínimo de três letras para ler ou escrever uma palavra. - Eixo quantitativo

* As crianças fazem sempre ums correspondência global quando lêem palavras ou orações; não percebem ainda as partes. Também não fazem correspondência, termo a termo, entre o que é falado e o que é escrito.

* A escrita das palavras não é estável.

* A ordem das letras na palavra nãoé importante.

* Categorias linguísticas (letra, palavra, frase, texto) não são bem definidas.

2 comentários:

Andrezza Martins disse...

Querida gostei muito do seu blog, tudo muito instrutivo e lindo!
Quero te seguir mas não vi onde posso fazer isso...
Se quiser me seguir ficarei muito feliz!bjs
Anbdrezza Martins
http://mickeylandiaonline.blogspot.com

Anônimo disse...

Amei esse cantinho.

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha