Blog Widget by LinkWithin

Como preparar a lancheira do seu filho



Como preparar a lancheira do seu filho
O lanche da escola apesar de ser uma quantidade pequena de alimentação é uma refeição que se repete diariamente e acontece longe dos pais. Por isso merece um cuidado redobrado. As crianças maiores costumam levar dinheiro e comprar na cantina da escola, já as menores levam consigo suas lancheirinhas com o lanchinho organizado em casa.
Será que o que é colocado dentro da lancheira está colaborando para uma alimentação saudável? O Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Saúde desenvolveram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que defende que o lanche escolar deve ter até 20% da recomendação nutricional diária dos nutrientes que a criança precisa diariamente.
Observe o que a cantina da escola do seu filho oferece. Caso deixe muito a desejar e só tenha opções que não fazem parte de uma alimentação saudável, comece a organizar um cardápio em casa e invista na lancheira. É muito comum a criança mesmo vindo de uma família que preza por uma alimentação mais natural e menos industrializada, perder um pouco esse hábito ao entrar na escola e consumir o que é vendido na cantina, a mudança mais drástica é tomar refrigerante todos os dias ao invés do suco da fruta.
A falta de tempo e a correria do dia a dia faz com que o mais prático seja o escolhido, ou seja, sucos de caixas e refrigerantes, porém é necessário pensar a longo prazo, além da obesidade, outros distúrbios podem ser a consequência do exagero de açúcar diariamente ingeridos através dessas bebidas, além ainda dos conservantes adicionados ao produto. Elas ainda por cima não têm nutrientes e contém apenas itens para embelezar e dar cor ao líquido.   
Uma grande procura na maioria das cidades durante as consultas através dos planos de saúde é para tratamentos contra a obesidade. Para evitar o problema fique atento às taxas e faça a melhor prevenção - um hábito alimentar que valorize nutrientes e vitaminas.
Já para a parte sólida do lanche, o ideal é levar pelo menos uma fruta. Ao invés dos biscoitos recheados a melhor opção é preparar bolos caseiros. Além de estar livres de conservantes você pode moderar a quantidade de açúcar ou usar um açúcar menos industrializado como o demerara ou usar mel de abelha. A farinha pode ser dividida com uma porção integral, nenhum problema em cobrir com chocolate. Na massa aproveite e acrescente cenoura ou nozes e frutas cristalizadas.
Outro grande problema é a quantidade de sódio principalmente em salgadinhos. Um único pacote pode ter até 60% da recomendação diária para uma criança. O excesso pode causar hipertensão arterial. Tente trocar o salgadinho por oleaginosas, boas opções são as castanhas, ou amêndoas, elas são ricas em gorduras boas.
Esses alimentos vão provocar uma saciedade maior e a criança não vai querer logo em seguida comer novamente. Ensine sua criança a consumir água e sempre ter a garrafinha junto durante o dia na escola. Com essas mudanças você colabora para a educação e a saúde das suas crianças.

0 comentários:

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha