Blog Widget by LinkWithin

Estímulos e brincadeiras para bebês

Como estimular os bebês através de brincadeiras
A maior alegria dos pais é ver e vivenciar o desenvolvimento do bebê recém chegado à família. Cada dia uma novidade, cada dia um alegria, um barulhinho ou som que o bebê faz, um movimento diferente, um olhar, um ‘quase’ sorriso, tudo é sinônimo de prazer para os pais que se envolvem com o  crescimento diário assistido com todo amor.
Cada dia para a criança é um ganho de percepção do mundo ao seu redor, um mundo de cheiros, cores, formas que vão ganhando significados, e até sentimento. O reconhecimento quando vai para o braço da mãe, o balanço nos braços do pai, o cheiro do berço, as sensações que permeiam esse mundinho, ele começa a se formar de forma mais concreta.
Os cinco sentidos são bastante trabalhados, a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. É a partir da ação dos sentidos que os bebês entram em contato com o mundo exterior antes de estabelecer a comunicação através da fala. E mesmo depois de começar a falar o ambiente ao seu redor é explorado ainda pelos sentidos listados acima. O paladar, por exemplo, ao levar tudo à boca; o olfato, aquele bonequinho ou paninho que a criança gosta de ter por perto, é como se fosse um pedacinho do que ele já conhece perto de si.
Os pais podem também dar uma ajudinha no desenvolvimento dos bebês. Como as crianças usam suas habilidades cognitivas para processar as informações que estão em volta, essa capacidade pode ser estimulada. Uma dica são os jogos sensoriais. Eles funcionam como estímulo a partir dos cinco sentidos e corroboram para o desenvolvimento social e emocional.
Para os maiores de 5 anos os pais podem até colocar versões infantis de músicas em inglês para aguçar a curiosidade em relação a línguas estrangeiras.
Para o novinhos, tocar diferentes texturas, observar livrinhos que tenham uma composição de diferentes formas e cores, ou livros de dobraduras, também chamados de pop-up books. Quando a criança tiver maior percepção, brincar ao ar livre é um caminho de mostrar e explorar os sentidos, tocar em folhas, observar os diferentes formatos, cores das plantas e flores. Brincar na areia da praia, criar forma e personagens.
Brinquedos de encaixe e cujas formas sejam distintas como círculos, triângulos e quadrados provocam o exercício do raciocínio, da organização e coordenação motora ao tentar encaixa-los ou empilha-los em ordem.
Alguns brinquedos que fazem sons distintos ao toque da criança entram no roll dos que estimulam a atenção dos pequenos e os fazem reconhecer variadas sonoridades e provoca interação.
De acordo com especialistas, as experiências sensoriais ajudam o desenvolvimento cerebral, porque as células classificadas como neurônios sensitivos levam as informações para o cérebro. O que confirma que o estímulo resulta em uma abertura maior para o desenvolvimento infantil.
É importante ficar atento em caso de não haver resposta a certos estímulos, procure o pediatra do seu plano de saúde em casos de dúvidas. Há exames realizados antes dos 3 meses para detectar problemas de surdez, caso haja diminuição significativa da audição, por exemplo.

0 comentários:

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha