Blog Widget by LinkWithin

Como investir no aprendizado de um idioma

Como investir no aprendizado de um idioma
É comum os pais se preocuparem sobre o tempo certo e quando começar a cobrar dos filhos a inclusão de outro idioma. As escolas já incluem o estudo do espanhol e inglês para iniciantes na grade curricular, mas para um aprofundamento melhor os cursos particulares são sempre bem indicados.
Especialistas recomendam que a partir dos 5 anos de idade é possível introduzir uma segunda língua, porém esse limite depende muito do ambiente que a criança se desenvolve, para pais que residem em outro país ou alunos que frequentam escolas bilíngues antes já é possível fazer essa introdução.
O mais importante é saber que nesta fase a criança irá assimilar muito mais o que vivencia, ou seja, vocabulário de palavras mais simples, como frutas, animais, números e cores, que podem ser associadas com imagens, exercícios com jogos e músicas em inglês, por exemplo, e o contato com filmes e historinhas que proporcionem a audição, ou melhor, o listening da outra língua.
É interessante aproveitar o motivo do estudo para passar informações sobre o mundo. Mostrar em um mapa os países onde aquele idioma estudado é falado, pode provocar um senso de curiosidade na criança e até de aventura. Tentar fazer pequenos diálogos com frases de introdução pessoal também faz parte dos exercícios que fazem as crianças se sentirem importantes e participantes nessa nova empreitada que é falar outra língua.
Depois de algum tempo de dedicação, a parte gramatical pode ser mais trabalhada de acordo com o desenvolvimento da criança. Mas inicialmente a língua estrangeira deve ser um exercício prazeroso de estudo para não afastar o interesse dos pequenos.
Se for viajar com as crianças de avião em voos internacionais, incentive a criança a dizer um “thank you”, “hello” ou outras pequenas frases, parece bobo mas é salutar a criança sentir que pode usar o que já aprendeu.
Há muitos materiais produzidos especialmente para crianças que estudam outros idiomas, vale a pena conferir audiobooks e outros recursos que sirvam de base. Se há coleguinhas na vizinhança é uma boa ideia fazer grupinhos de estudo e treinar exercícios e jogos na outra língua, será muito divertido, inclusive um programa para fins de semana, ou um cineminha em casa com o filme no audio original com legendas em português para os maiores.
O estudo em casa representa muito em relação à fluência da língua, o contato diário e a possibilidade de ouvir e falar o máximo que puder. Mais tarde, todo esse conteúdo será útil em outras situações nas escolas, cursos e viagens.
Você incentiva sua criança a estudar outro idioma?

1 comentários:

ELIS PER disse...

Gosto muito de visitar o seu blog, porque é cheio de informações. Por gentileza, visite o meu.
http://www.equat.blogspot.com.br

 
Letrinhas e Companhia©2007 Elke di Barros / Modificado por Aninha